Foi lançada nesta segunda-feira, 19/02, e vai até o dia 09/03, a campanha de vacinação fracionada contra a Febre Amarela em oito municípios da Região Metropolitana de Salvador – Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz. O CRBio-08 aproveita este momento para lembrar aos Biólogos, principalmente os que atuam em áreas de risco para a doença ou tenham trabalho de campo agendado para esses locais, de se imunizarem o quanto antes. Os profissionais que morem em cidades onde não há campanha, mas tenham viagem programada para áreas de risco, podem ir a um posto de saúde munidos do comprovante da viagem, para que sejam vacinados.

A vacinação com dose fracionada é destinada a pessoas a partir dos dois anos de idade, desde que não apresentem condições clínicas especiais, acrescentando ainda que as pessoas que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não precisam receber nova dose. A dose padrão será disponibilizada apenas para crianças de 9 meses a menores de dois anos de idade, gestantes com indicação escrita do médico, viajante internacional que necessite da emissão do certificado internacional de vacinação e profilaxia e para pessoas que apresentarem condições clínicas especiais avaliadas pelo serviço de saúde.

No ano 2000, na Bahia, foram confirmados dez casos de Febre Amarela Silvestre em pessoas residentes nos municípios de Coribe e Jaborandi. Deste total, três foram a óbito. Estes foram os últimos casos autóctones (quando a infecção acontece no próprio local de residência) registrados no estado.