Três biólogos norte-americanos venceram nesta segunda-feira, 02/10, o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017, escolhido pelo Instituto Karolinska, na Suécia.

Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young venceram a premiação por suas descobertas sobre os mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano, que é uma espécie de relógio biológico interno que regula o metabolismo dos seres humanos.

O ritmo se adapta à fisiologia da pessoa, influenciando no sono, comportamento, níveis hormonais e temperatura corporal. Ele também é chamado de ciclo vigília-sono.

“Desde as descobertas seminais dos três laureados, a biologia circadiana se desenvolveu em um vasto e altamente dinâmico campo de pesquisas, com complicações para nossa saúde e bem estar. Suas descobertas explicam como as plantas, animais e humanos adaptam seus ritmos biológicos de forma a sincronizar com as revoluções da Terra.”, declarou o comitê do Nobel.

O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia é o primeiro se uma série nesta temporada de 2017. Ainda nesta semana serão anunciados os vencedores dos prêmios de física, química e da paz.

Fonte: Jornal do Brasil