Texto pela Bióloga Lorena Mota Lopes (CRBio 27409/08-D)

Desde o ensino médio, despertava em mim a curiosidade de saber como funcionava um Laboratório para realização de exames. Naquela época, visitei alguns laboratórios e foi, então, que estabeleci como meta que seria Analista Clinica, por me identificar com a área de auxílio ao diagnóstico. Em 1993, escolhi o Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica do Salvador, já que a instituição era autorizada para instrumentalizar o profissional com conhecimento técnico, científico e de aplicação no mercado, através de um currículo que permitia a formação de profissional apto para atuar nas análises clínicas, habilitado para realizar perícias, bem como emitir laudos técnicos e pareceres da área.

Em 1996, concluí o curso de Ciências Biológicas e, em seguida, comecei a trabalhar em dois hospitais, na área das Análises Clínicas. Após cinco anos, inauguramos o Bio Saúde Laboratório de Análises Clinicas em Ribeira do Pombal, o vinculamos ao Conselho de Biologia, tendo a mim como Responsável Técnica.

Concomitante à abertura do Laboratório, enfrentamos grandes desafios com a interferência do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF), que, após denúncias, fiscalizava ilegalmente a empresa, deixando auto de infrações anuais. Essa situação gerou um processo Judicial desgastante, porém com Sucesso para o Biólogo.

Em 2010, a Justiça Federal sentenciou determinando a suspensão dos processos administrativos e a abstenção de atos de fiscalização por parte do CRF, bem como a nulidade dos autos de infração. Essa decisão impediu que o CRF da Bahia realizasse novas fiscalizações contra o Bio Saúde Laboratório.

O intuito desses profissionais que são contra o Biólogo nas Analises Clinicas é, efetivamente, garantir reserva injustificada de mercado aos profissionais Biólogos. Não restam dúvidas de que o biólogo pode exercer licitamente as análises clínicas, podendo assumir a responsabilidade técnica por laboratórios, que por sua vez também poderão ser inscritos nos Conselhos de Biologia.

O nosso Laboratório é uma realidade, com sede na cidade de Ribeira do Pombal, na Bahia, e, desde o seu funcionamento, vem crescendo com novas unidades de coleta em clínicas e em cidades vizinhas. Ao longo do tempo, temos renovado e automatizado as análises laboratoriais, treinando e qualificando a equipe para oferecer um serviço de saúde com excelência.

Esse resultado de sucesso mostra a competência do Biólogo na atuação das Análises Clínicas.