O CRBio-08 promoveu em Aracaju, no mês de setembro, o primeiro de uma série de encontros com professores e coordenadores dos cursos de Ciências Biológicas de Bahia, Alagoas e Sergipe, para tratar da Resolução CFBio nº300/2012. Os assuntos centrais das explanações e dos debates foram: o contexto de criação da normativa e as possibilidades de adaptação das matrizes curriculares às novas exigências.

Segundo uma das participantes do evento, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes – UNIT, Professora Doutora Marla Ibrahim (CRBio 46.639/08-D), as discussões foram positivas. “Acredito que os esclarecimentos aos alunos serão realizados com mais segurança e clareza após a reunião”, destacou.

Aproximação do CRBio-08 – O encontro – o primeiro da nova regional com os coordenadores de cursos de Sergipe – foi considerado proveitoso e importante para estabelecer um relacionamento entre o CRBio-08 e as Instituições de Ensino Superior. A coordenadora do curso da Faculdades Integradas de Sergipe – FISE, professora Adélia dos Santos, ressaltou que esse tipo de evento permite um entendimento melhor sobre as mudanças que ocorrem nas normativas do Conselho. A Professora Doutora Marla Ibrahim complementou, “este estreitamento de relação contribui para um melhor entendimento sobre as ações do CRBio e discussão sobre diferentes situações enfrentadas pelos cursos em Sergipe, Alagoas e Bahia”.

Participaram do evento representantes da Universidade Federal de Sergipe – UFS, da Unit e da Fise, bem como o Biólogo César Roberto Góes Carqueija (CRBio 27.013/08-D), Presidente do CRBio-08; o Biólogo Clênio Bezerra de Melo (CRBio 27.010/08-D), Secretário-Geral do Conselho; o Biólogo Cleodon Teodósio da Silva (CRBio 59.022/08-D), Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP); e o Biólogo Lisovaldo Nascimento Paixão (CRBio 19.672/08-D), Secretário da CFAP.

Atuação ampla – Ao estabelecer o aumento da Carga Horária para fins de atuação, o Sistema CFBio/CRBios dá respaldo para a ampliação das atividades dos Biólogos, adequando a profissão às demandas atuais do mercado. “As medidas referentes a Resolução CFBio nº 300 impactam principalmente nas oportunidades que o profissional pode obter no mercado de trabalho, ampliando a sua área de atuação de maneira legal”, concluiu a coordenadora do curso da Faculdades Integradas de Sergipe – FISE, professora Adélia dos Santos.