crbio-mailing-balanco-06

Em 2015, os estados de Bahia, Alagoas e Sergipe saíram da 5ª Região para a criação do Conselho Regional de Biologia 8ª Região, com uma estrutura que pudesse atender a todos os biólogos com mais rapidez e agilidade. O objetivo foi melhorar a prestação de serviço, tornar a fiscalização do exercício da profissão e da atividade de pessoas jurídicas mais eficiente e, consequentemente, fortalecer o valor da classe profissional perante a sociedade e o mercado.

As modificações para que a nova região estivesse à disposição dos biólogos, empresas e sociedade ainda estão sendo realizadas. O CRBio08 apresenta as mudanças que ocorreram em 2015, que foi o ano de implantação e de ajustes legais e formais.

———-

Administrativo

Com a criação da nova região, tornou-se necessária a reestruturação da Delegacia da Bahia do CRBio05 para que o CRBio08 passasse a realizar novos procedimentos e serviços. Por este motivo, foram criadas as áreas de Tesouraria, Contabilidade e Assessorias.

Atualmente, a resolução de questões de anuidades e taxas, bem como análises jurídicas e diretivas são realizadas em prazo menor, pois o CRBio08 dispõe de profissionais preparados para atender exclusivamente as demandas de Bahia, Alagoas e Sergipe.

Foi organizada, ainda, uma nova estrutura que atendesse ao crescimento de solicitações e atendimentos, que incluiu a aquisição de novos equipamentos e de licenças de softwares, como o Siscac (Sistema Integrado de Contabilidade Aplicada à Conselhos), para a área contábil, e o Incorp, com funções de gerenciar e armazenar solicitações e informações sobre os profissionais e empresas registrados.

———-

Formação Continuada

Enquanto a estrutura interna estava sendo adaptada ao novo momento, o Conselho realizou seu primeiro curso de atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos para Biólogos. Ministrado por Biólogos Doutores da UERJ, o evento aconteceu em Salvador e tratou do tema “DNA, Genética de Populações e Biodiversidade: Aplicações Forenses e Perspectivas”. Mais de 30 pessoas, entre profissionais e estudantes de ensino superior, estiveram presentes nos três dias de aulas.

Além do curso, o Conselho buscou firmar parcerias que facilitem a formação continuada dos profissionais registrados e em situação regular. As instituições de ensino FTC, em Salvador, e Inbec e Ipog, nos três estados, foram as primeiras a oferecer descontos especiais para Biólogos da 8ª Região.

crbio-mailing-balanco-02
———-

Processos

crbio-mailing-balanco-09

No período inicial de atuação do CRBio08, de maio a dezembro de 2015,tramitaram cerca de 630 processos com solicitações individualmente analisadas e julgadas pelos Conselheiros. São solicitações como concessão de títulos de especialista, análise de anotação de responsabilidade técnica, registro de profissional, inscrição de Pessoa Jurídica, registro secundário, dentre outras.

Os desdobramentos procedimentais destes pedidos são atualizados pela equipe do CRBio08 no sistema informatizado do Incorp, a fim de manter o registro digital e permitir que os biólogos acompanhem o andamento de seus processos através do Protocolo Online do CRBio08 24h. Isto foi possível com a aquisição do sistema da Incorp, especialmente ajustado à realidade e às necessidades da 8ª Região.

Foi realizada, ainda, a transferência e reorganização dos processos físicos com informações de registro e histórico profissional de todos os mais de 4 mil Biólogos de Bahia, Alagoas e Sergipe. Os documentos que estavam na sede da 5ª Região foram digitalizados e recatalogados no CRBio08.

———-

Comunicação

crbio-mailing-balanco-08

Na área de comunicação, a nova Região lançou um site, que tem sido aprimorado para se tornar ainda mais interativo, acessível e útil para biólogos e população em geral. A página do Facebook e o perfil no Instagram são atualizados diariamente com notícias sobre o que há de mais importante na área de Ciências Biológicas, bem como com notas sobre ações da atual gestão do Conselho.

Em setembro, foi realizada a campanha do “Dia do Biólogo” com vídeo veiculado nas afiliadas da Rede Globo dos municípios da Bahia, de Alagoas e Sergipe, que mostrava as diversas formas de atuação do profissional. A campanha teve como objetivos parabenizar e elevar a autoestima dos Biólogos, bem como reforçar a importâncias destes profissionais.

O Boletim CRBio08 em Foco foi lançado no final de 2015 como forma de comunicação com os Biólogos. Nele, são informadas as ações do Conselho e alguns temas de interesse da classe profissional.

crbio-mailing-balanco-03

———-

Fiscalização

crbio-mailing-balanco-07

Com a criação da nova região, a fiscalização pôde atuar de forma mais intensiva nos três estados, cuidando pelo cumprimento das legislações – leis e resoluções normativas – relacionadas à classe profissional. Foram notificadas dez instituições públicas, que realizaram concurso público sem previsão de participação de Biólogos para cargos que se adequavam às atribuições previstas na Resolução CFBio 227/2010.

Ao longo do ano, foram analisadas e liberadas mais de 1,7 mil ARTs e baixadas cerca de 600. No mesmo período, aproximadamente 1,6 mil empresas e organizações foram monitoradas pela equipe de fiscalização interna, a fim de levantar possíveis profissionais e pessoas jurídicas que estivessem infringindo as determinações normativas do CFBio. A equipe de fiscalização externa, por sua vez, vistoriou 750 empresas nos três estados, emitiu Termos de Notificação e Autos de Infração.

———-

Balanço 2015

O Balanço contábil de 2015 agrega as informações de receitas e despesas realizadas após a criação do CNPJ e da conta bancária do Conselho, em agosto daquele ano.

crbio-mailing-balanco-10