O Conselho Federal de Biologia – CFBio divulgou, no final de Junho, a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para receber o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas – Edição 2017. O CRBio-08 tem o prazer de informar que, na 8º Região, o curso de Licenciatura da Universidade Federal da Bahia – UFBA será premiado. A Gestão da 8ª Região parabeniza a instituição, coordenação, professores, alunos e funcionários pela conquista, que demonstra o empenho para oferecer um curso de ótima qualidade.

Após deliberação da Comissão CFBio de Cursos (fotografia), responsável pela análise da documentação das IES para a edição de 2017, o resultado foi homologado na 323ª Sessão Plenária do CFBio. A outorga do Selo acontecerá no próximo dia 15 de setembro, em solenidade em Brasília.

No total, 18 cursos do País serão agraciados com o Selo em 2017. São eles:

* Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IFSEMG Campus Barbacena (LICENCIATURA) – curso MEC nº 1126887;

* Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Unidade BH Coração Eucarístico (BACHARELADO) – curso MEC nº 307490;

* Universidade Católica de Brasília – UCB Brasília (BACHARELADO) – curso MEC nº 319057;

* Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Campus Chapecó EFAPI (LICENCIATURA) – curso MEC nº 3848;

* Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG Unidade Sede (BACHARELADO) – curso MEC nº 60448;

* Universidade Estadual do Maranhão – UEMA São Luís (LICENCIATURA) – curso MEC nº 81296;

* Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN Campus Universitário Central (LICENCIATURA) – curso MEC nº 3574;

* Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Campus de Rio Claro Instituto de Biociências (BACHARELADO) – curso MEC nº 303142;

* Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Campus de Rio Claro Instituto de Biociências (LICENCIATURA) – curso MEC nº 3142;

* Universidade Federal da Bahia – UFBA Campus Federação Ondina (LICENCIATURA) – curso MEC nº 13283;

* Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Campus de Cajazeiras (LICENCIATURA) – curso MEC nº 1152882;

* Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Campus Diadema Unidade José Filho (BACHARELADO) – curso MEC nº 101219;

* Universidade Federal do Amazonas – UFAM Unidade Sede (LICENCIATURA) – curso MEC nº 398;

* Universidade FEEVALE – FEEVALE Sede (BACHARELADO) – curso MEC nº 58372;

* Universidade Positivo – UP Campus Sede (BACHARELADO) – curso MEC nº 320326;

* Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mackenzie Campus São Paulo Consolação (LICENCIATURA) – curso MEC nº 2009

* Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim (LICENCIATURA) – curso MEC nº 8801;

* Universidade Vila Velha – UVV Sede (BACHARELADO) – curso MEC nº 56141.

Conforme determina a Portaria n° 211/2016, que regulamentou a concessão do Selo, o processo de avaliação foi realizado a partir dos seguintes indicadores: Projeto Pedagógico de Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC e Atuação Profissional dos Egressos.

O Selo  – O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio da Resolução nº 352/2014 com o intuito de contribuir para a melhoria dos cursos de Ciências Biológicas no País. O CFBio pretende, com isso, zelar pela formação e pelo bom conceito dos que exercem a profissão de Biólogo, de forma que possam estar qualificados para atuar, seguindo os princípios éticos e de excelência profissional.

Neste sentido, o Selo representa um fomento do Sistema CFBio/CRBios para que as Instituições de Ensino Superior exerçam sua função social de forma mais incisiva. E tem como principal objetivo a valorização do ensino das Ciências Biológicas no Brasil e a qualificação de seus egressos.

O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas é concedido a cada dois anos; a primeira edição aconteceu em 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do País. Na ocasião, as IES receberam troféu e certificado em solenidade durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, em Brasília.