O Conselho Regional de Biologia 8ª Região – CRBio08 lamenta a morte do presidente do ICMBio, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, nesta segunda-feira, 10 de outubro.
Rômulo Mello era servidor de carreira e foi o primeiro presidente efetivo do Instituto, cargo que ocupava, pela segunda vez, desde junho deste ano. Ele iniciou as atividades profissionais em 1982, na extinta Superintendência da Borracha.
Entre 1989 e 1994, no Ibama, chefiou as áreas de Educação Ambiental e de Incentivo a Estudos e Pesquisas. No período de março de 1994 até junho de 1999, no Ministério do Meio Ambiente, assumiu os cargos de coordenador-geral da Secretaria de Coordenação dos Assuntos da Amazônia Legal, chefe de gabinete da Secretaria de Coordenação dos Assuntos do Meio Ambiente e diretor do Departamento de Formulação de Políticas e Programas Ambientais. Em junho de 1999 retornou ao Ibama, onde exerceu os cargos de diretor de Gestão Estratégica, presidente e diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros.
Em agosto de 2007, com a criação do ICMBio, assumiu o cargo de diretor de Conservação da Biodiversidade até julho de 2008. Nessa data, participou de processo seletivo, submetendo plano de gestão a um comitê de notáveis formado pela ex-ministra Marina Silva, ex-secretário-executivo do MMA João Paulo Capobianco e pelos ambientalistas Paulo Nogueira Neto, Fábio Feldmann e Cláudio Valladares Pádua. Nomeado, foi o primeiro presidente da instituição.
A partir de fevereiro de 2012 retomou suas atividades como analista ambiental na Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, com empenho especial na execução de ações de conservação de ecossistemas marinhos.
Em janeiro de 2015, deixou o Instituto para assumir cargo de subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos Animais, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal, acumulando também o cargo de diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília até maio de 2016. Em junho deste ano, retornou ao Instituto Chico Mendes para assumir, pela segunda vez, o cargo máximo de direção.