O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e a WWF-Brasil estão desenvolvendo uma ferramenta on line para dar suporte a gestores da área ambiental. O aplicativo vai contribuir para ampliar o acesso a dados e informações sobre biodiversidade e apoiar o processo de tomada de decisão nas políticas públicas, que são os objetivos do SiBBr, iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Para facilitar o uso dos dados de biodiversidade disponíveis no sistema, a ferramenta deverá organizar os recursos, por meio de filtros e cruzamentos, para automatizar tanto os processos de consulta, quanto a preparação dos dados para análises específicas.

Segundo a diretora do SiBBR, Andrea Portela Nunes, as aplicações e serviços desenvolvidos devem atender às diversas agendas e necessidades da área ambiental, contribuindo não apenas para a gestão de espécies ameaçadas, mas também para o planejamento das ações de conservação, a avaliação de impactos na implantação de obras e empreendimentos de infraestrutura, o ordenamento fundiário e o uso sustentável de recursos naturais. “Também queremos que os serviços suportem análises de viabilidade e risco que precisam ser feitas por agentes financeiros”, afirma Andrea Portela Nunes, que é coordenadora-geral de Gestão de Ecossistemas da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC.

“Um dos pilares do SiBBr é gerar valor agregado para dados brutos, oferecer ambientes de análises e inteligência que possam ser realmente úteis para a tomada de decisão”, acrescenta, citando que o desenvolvimento da ferramenta potencializa o uso dos dados integrados ao SiBBr, que já reúne mais de 6 milhões de registros de ocorrências de quase 100 mil espécies brasileiras.

Os subsídios para o desenvolvimento da ferramenta começaram a ser colhidos em dezembro de 2015, quando o SiBBr e o WWF-Brasil promoveram a oficina técnica “Módulo de Suporte à Tomada de Decisão”, em Brasília (DF). A oficina reuniu aproximadamente 40 gestores, de diferentes órgãos e regiões do Brasil, e abordou quatro temas prioritários: gestão de áreas protegidas, áreas prioritárias para conservação, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA). Para cada tema foram apresentadas as possíveis aplicações e identificadas circunstâncias nas quais essas aplicações poderiam ser posteriormente integradas em novas ferramentas.

Os subsídios coletados estão sendo utilizados pelas equipes do SiBBr e do WWF-Brasil no desenvolvimento da aplicação, que também conta com o apoio de técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Soluções devem ser construídas em conjunto. As ONGs possuem grande atuação na agregação de inteligência aos dados. Por isso, contar com a parceria do WWF-Brasil para a construção dessa aplicação é extremamente importante”, finaliza Andrea, prevendo que a ferramenta deverá estar disponível para uso no primeiro semestre de 2017.

Fonte: SiBBr
Imagem: Divulgação