Solicitação de Título de Especialista

O Título de Especialista é a comprovação pelo CRBio de que um Biólogo tem a qualificação necessária para atuar profissionalmente em determinada especialidade. A solicitação pode ser feita por Biólogo habilitado e em situação regular com suas obrigações no Conselho.

Este Título, registrado no CRBio, tem validade indeterminada e implicará na expedição de Certificado e anotação da Especialidade na Carteira de Identificação Profissional de Biólogo.

Poderá requerer o título de Especialista em uma ou mais áreas das Ciências Biológicas, o Biólogo que:

  1. tenha realizado curso de pós-graduação stricto sensu, possuindo, no mínimo, o título de mestre na área da especialidade, conferido por universidade ou instituição credenciada; ou
  2. tenha realizado curso de especialização com carga horária mínima de 720 horas, considerando-se as horas-aulas e os trabalhos de campo, experimental e de gabinete, bem como atender às exigências dos Conselhos Federais de Biologia e de Educação e ainda a exigência de um trabalho de conclusão; ou
  3. tenha experiência profissional, devendo comprovar o exercício de atividades nessa especialidade por um período total mínimo de 5 (cinco) anos.

 

Procedimento de Solicitação de Título de Especialista

  • Acesse o CRBio08 24h com seu número de Inscrição (insira com o ponto, a barra e a letra maiúscula) e Senha. No menu à esquerda, clique em Protocolos de Requerimento e, em seguida, na opção Título de Especialista;
  • Siga as orientações da tela e imprima o Protocolo e o boleto;
  • Imprima o Requerimento de Solicitação de Título de Especialista disponível abaixo, preencha, date e assine. Faça reconhecimento de firma da assinatura do Requerimento;
  • Entregue presencialmente o Requerimento, já datado e assinado, junto com a cópia do comprovante de pagamento da taxa e os documentos que provam as situações em que o Título pode ser solicitado, na sede do CRBio08, em Salvador, ou envie por Correios para o endereço Rua Frederico de Castro Rabelo, 114 Ed. Carlos Kiappe, salas 601- 605 Comércio, Salvador-BA. CEP: 40.015-040.

 

Documentos necessários

  • Requerimento de Solicitação de Título de Especialista , com firma reconhecida;
  • Documentos comprobatórios das situações em que o Título pode ser solicitado¹;
  • Currículo documentado e comprovação de suas informações;
  • Envio da Carteira Profissional para que seja realizada a anotação;
  • Cópia do comprovante de pagamento do boleto. Não serão aceitos agendamentos, somente o comprovante de pagamento já efetuado.

¹ Os documentos necessários são os seguintes (cópias devem estar autenticadas ou, caso entregues presencialmente, as cópias simples devem estar acompanhadas do original):

  1. Em caso de Mestrado – cópia do Diploma de Mestrado na área solicitada;
  2. Em caso de Especialização com carga horária mínima de 720h, os seguintes documentos do curso: documento comprobatório da aprovação do curso pelos órgãos competentes da instituição; relação do corpo docente com as respectivas titulações; relação das disciplinas por áreas de concentração e conexa, e seus conteúdos programáticos; carga horária total e por área de concentração e conexa; cronograma de desenvolvimento do curso em todas as suas fases; critérios de avaliação. E os seguintes documentos do Biólogo: certificado de conclusão do curso; e histórico escolar.
  3. Em caso de Experiência Profissional – comprovação de exercício na área requerida, por período mínimo de 05 anos.

Atenção: Os documentos originais não devem ser enviados pelos Correios e, portanto, as cópias encaminhadas devem estar autenticadas em cartório, sob pena de devolução para sanar a falta de autenticação. Para entregas presenciais, os documentos podem ser levados em cópia simples junto com os originais, para que a autenticidade seja conferida no CRBio-08.

Prazo
De 30 a 60 dias.

Valores referentes a 2017
Taxa de Título de Especialista (R$266,82).

Valores referentes a 2018
Taxa de Título de Especialista (R$271,17).