Na busca por apoio em propostas legislativas importantes para Biólogos e para a sociedade, a presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda de Larrazábal, se reuniu, na segunda-feira (08/11), com o deputado Tadeu Alencar (PSB/PE). A reunião aconteceu no gabinete do parlamentar em Recife e teve como pauta a discussão de matérias em tramitação na Câmara dos Deputados.

Dentre elas, está o Projeto de Lei nº 5755/2013, que dispõe sobre jornada, condições de trabalho e piso salarial de Biólogos. Durante a reunião, a presidente do CFBio informou que o projeto está aguardando, desde 2019, designação de relator na Comissão de Finanças e Tributação e, por isso, sua tramitação está parada desde então. O deputado Tadeu Alencar sugeriu, para a relatoria, alguns nomes de membros de sua bancada que integram a comissão, por apresentarem maior sensibilidade ao tema, colocando-se à disposição para contribuir com essa articulação.

Na reunião, a presidente do CFBio também tratou do Projeto de Lei nº 3614/2015, que tipifica como crime o exercício ilegal das profissões regulamentadas. Atualmente, a proposta está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Durante a conversa, Maria Eduarda pediu ao parlamentar apoio na votação do projeto.

O deputado Tadeu Alencar reafirmou seu interesse em ajudar as pautas do Sistema CFBio/CRBios, tendo em vista o papel fundamental desempenhado pela entidade e pelo profissional Biólogo junto à sociedade.