Doutores e mestres que fizeram suas defesas de tese e dissertação em 2014 têm até o dia 31 de março para se inscrever no prêmio de Ciência e Sustentabilidade. O vencedor de melhor tese receberá 15 mil reais e uma bolsa pós-doutoral. Já o ganhador de melhor dissertação será premiado com 10 mil reais e uma bolsa para cursar seu doutorado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira (15) o Edital nº 1/2016, referente à nova edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade.
O prêmio irá selecionar os melhores trabalhos nos grupos “Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia”; “Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos”; “Redução de Gases do efeito estufa (GEE)”; e “Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza”.
Para participar do concurso é preciso que o candidato tenha seu trabalho disponível na Plataforma Sucupira. Além disso, é necessário que a defesa tenha acontecido no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação.
Os orientadores também serão prestigiados, recebendo auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional e internacional, relacionado à área temática da tese. No caso de mestrado, o orientador vai receber 3 mil reais e o de doutorado, 3 mil dólares.
A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em julho de 2016.
Fonte: Capes
Imagem: MEC