Entre os dias 23 e 25 de agosto, Biólogos, estudantes de Ciências Biológicas e outros profissionais da área de Gestão de Fauna estiveram presentes, no Hotel Vila Galé, em Salvador, para o curso, até então inédito no país, sobre Gerenciamento de Risco de Fauna em Aeródromos. O curso promovido pelo Conselho Regional de Biologia 8ª Região – CRBio-08 teve conteúdo programático e aulas elaboradas pelos Biólogos e oficiais da Aeronáutica lotados no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA: 2º Tenente Weber Galvão Novaes (CRBio 52.452/08-D) e o Suboficial da reserva Joselito Paulo da Silva (CRBio 46.702/08-RS).

Com um público bastante participativo, os palestrantes abordaram questões práticas e teóricas sobre essa área em expansão, que é a atuação em aeródromos. Para a Bióloga Havany Fontana (105.109/08-D), que atua no Aeroporto Internacional de Salvador como funcionária da empresa contratada para a Gestão de Fauna, a experiência foi positiva. “A gente nunca teve a oportunidade de fazer um curso desse. Já temos a experiência na área de fauna, mas, durante a nossa formação, não temos nada específico para aeroportos, aeródromos, então está sendo bem enriquecedor”, definiu Havany.

O Biólogo Eric Gornik Oliveira (CRBio 59.271/08-D), responsável pela Gestão de Risco de Fauna nos aeroportos de Porto Seguro/Bahia e de Maringá/Paraná, também destacou a importância de um curso específico voltado para esse campo. “Eu já estive em outros cursos promovidos pela SAC – Secretaria de Aviação Civil, junto com a Infraero e a Anac, e eles trazem uma abordagem muito relacionada com a Aeronáutica e com as resoluções brasileiras da aviação civil, bem como partes técnicas do aeroporto. Em todos os cursos em que eu fui buscar informação mais específica sobre a gestão da fauna, mesmo tendo este tópico no conteúdo programático dos cursos que o governo oferece, eles fazem somente menções a leis e sugerem procurar um especialista. No caso, eu, mesmo sendo especialista, tenho uma série de dúvidas e questões. Então, esse está sendo o curso mais específico com relação ao tema em que eu já estive até agora”, comentou Eric.

Ministrantes – Weber Galvão Novaes é Doutor em Ecologia e Mestre em Zoologia, tem atuação profissional voltada para o manejo de fauna.  Atua como 2º Tenente da Aeronáutica e está alocado na Assessoria de Gerenciamento de Risco de Fauna do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Foi coordenador do Programa Fauna nos Aeroportos Brasileiros, no Aeroporto Internacional de Manaus e de Salvador. Recebeu, em 2012, a medalha Amigo Sipaer, do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), em Manaus/AM.

Joselito Paulo da Silva é Especialista em Biociências Forenses, Recuperação de Áreas Degradas e Auditoria e Perícia Ambiental. É Elemento Credenciado em Atividades Aeroportuária e Prevenção, com atuação na área de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.  Atualmente, atua na Assessoria de Gerenciamento de Risco de Fauna do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Executou atividades de Inspetor e Fiscal de Aviação Civil no Departamento de Aviação Civil (DAC) e na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Recebeu as medalhas militares: Santos Dumont, Bronze, Prata e Bartolomeu de Gusmão.