O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) iniciou mais um ciclo de consulta pública para avaliação do estado de conservação de peixes marinhos. As contribuições podem ser enviadas até o dia 31 de maio por pesquisadores, especialistas e comunidade interessada. Os devidos créditos serão atribuídos a todos os colaboradores ao longo do processo de avaliação e na publicação das fichas.

O ICMBio é responsável pelo Processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira, e os resultados subsidiam o Ministério do Meio Ambiente na elaboração da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Para colaborar com novas informações nas fichas de cada espécie, é necessário cadastrar-se no módulo de consulta do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade – SALVE. Para isso, é necessário acessar o site, fazer o cadastro e login, e enviar suas contribuições.

SALVE – O Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade – SALVE foi elaborado para facilitar o processo de avaliação da fauna brasileira, funcionando como uma base de dados das espécies avaliadas e como uma ferramenta para o controle e o acompanhamento das diferentes etapas do processo. O módulo de consultas do Sistema permite que qualquer pessoa envie informações sobre as espécies que estão em processo de avaliação. As contribuições serão armazenadas e posteriormente analisadas pela equipe do ICMBio em conjunto com o Coordenador de Táxon do grupo e demais especialistas da comunidade científica.

 

Imagem: Priacanthus arenatus  (Acervo Projeto Costões Rochosos)
Fonte: ICMBio