O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática (Cepta) estão com consulta aberta para avaliar as espécies de peixes continentais. Toda a comunidade científica e os demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação, disponível para edição e envio através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE). O prazo para as contribuições é até 22 de setembro.
O processo de avaliação do risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra. Neste caso, a Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais, conduzida pelo Cepam e pelo Cepta, está em seu segundo ciclo.
As Oficinas de Avaliação dos peixes amazônicos são realizadas por famílias, enquanto que as de peixes não amazônicos são realizadas por ecorregiões. Assim, a próxima oficina abrangerá as espécies de peixes amazônicos da família Loricariidae, além de espécies de pequenas famílias, enquanto que para os peixes não amazônicos serão avaliadas as espécies com ocorrência nas ecorregiões do Alto Paraná e do Iguaçu. A Oficina ocorrerá de 7 a 11 de outubro, na ACADEBio, localizada na Floresta Nacional de Ipanema, Iperó, São Paulo.
Fonte: Comunicação ICMBio