O Sistema CFBio/CRBios realizou, na última semana, a solenidade de concessão do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas – Edição 2019. A outorga foi realizada durante o 3º Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, em Brasília.
Na 8ª Região, o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA recebeu o prêmio através do seu representante, o coordenador do curso e Biólogo Dr. Gilberto Cafezeiro (CRBio 5.964/08-D). Estiveram presentes na solenidade o Presidente do CRBio-08, Biólogo César Carqueija (CRBio 27.013/08-D), o Coordenador da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), Biólogo Lisovaldo Nascimento da Paixão (CRBio 19.672/08-D) e as Conselheiras do CFBio pela 8ª Região, Biólogas Lídice Paraguassu (CRBio 27.581/08-D) e Barbara Rosemar (CRBio 19.664/08-D).
No total, 10 cursos receberam o Selo CFBio de Qualidade na Edição de 2019, sendo seis de Licenciatura e quatro de Bacharelado. Durante a solenidade, o presidente do Conselho Federal de Biologia – CFBio, Wlademir João Tadei, e a Conselheira Federal e Coordenadora da Comissão CFBio de Cursos, Sandra Farto Botelho Trufem, entregaram troféu e certificado aos representantes dos cursos agraciados. Receberam a honraria os seguintes cursos:
Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR – curso MEC nº 1259167 (Licenciatura);
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS – curso MEC nº 41217 (Licenciatura);
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – curso MEC nº 81296 (Licenciatura);
Universidade Federal da Bahia – UFBA – curso MEC nº 313283 (Bacharelado);
Universidade Federal de Lavras – UFLA – curso MEC nº 122662 (Licenciatura);
Universidade Federal do Pará – UFPA – curso MEC nº 18487 (Licenciatura);
Universidade Positivo – UP – curso MEC nº 20326 (Licenciatura);
Universidade Positivo – UP- curso MEC nº 320326 (Bacharelado);
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – curso MEC nº 73208 (Bacharelado);
Universidade Vila Velha – UVV – curso MEC nº 56141 (Bacharelado).
O Fórum começou por volta das 19h30, quando foram convidados para compor a mesa o presidente do CFBio; o Pró-Reitor de Ensino da graduação da Universidade Federal do Pará, Edmar Tavares da Costa; o Biólogo e conferencista Lúcio Marco de Lemos, referência em Análises Clínicas no Brasil; a Conselheira Federal Sandra Trufem, da Comissão CFBio de Cursos; a Conselheira Federal Lourdes Maria Abdu El-moor Loureiro, Coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional do CFBio; e o Presidente do CRBio-08, César Roberto Góes Carqueija, representando os Conselhos Regionais de Biologia.
O presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, deu início à solenidade homenageando Biólogos de todo o País que, neste ano de 2019, comemoram 40 anos de regulamentação da profissão. “São anos de lutas e realizações, que têm refletido no fortalecimento da profissão e no crescimento de seu reconhecimento perante a sociedade. A implantação do CFBio se tornou realidade e o Biólogo saiu efetivamente do exercício não regulamentado das suas atividades, passando a ocupar o cenário das profissões de nível superior regulamentadas no País com seus Conselhos Federal e Regionais de Biologia”, reforçou.
Ainda durante a solenidade, a Professora Zilma Maria Almeida Cruz, Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Vila Velha, falou em nome dos agraciados com o Selo CFBio na edição 2019. “Acredito que essa iniciativa tenha despertado em todas as instituições do País o interesse em participar dessa outorga”, afirmou. A Coordenadora parabenizou o CFBio e os demais cursos agraciados e concluiu: “O recebimento do Selo é indicativo de que estamos trilhando o caminho certo, porém, sem acomodações”.
ANÁLISES CLÍNICAS – “Jornada de um Biólogo no campo de Análises Clínicas, incluindo apoio dos Conselhos”. Esse foi o tema da conferência de abertura do 3º Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios, proferida pelo Biólogo Lúcio Lemos, Diretor Técnico e Financeiro da empresa Lemos Laboratórios de Análises Clínicas. Com experiência de 40 anos em Análises Clínicas, o Biólogo possui Mestrado em Medicina Veterinária na área de Parasitologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de título de especialista em Análises Clínicas pelo CRBio-02 e em Parasitologia pelo CRBio-04.
Na palestra, Lemos fez uma retrospectiva de sua trajetória nas Ciências Biológicas, cujo interesse surgiu ainda na infância. Segundo ele, é muito importante que Biólogos, principalmente aqueles que atuam nas chamadas áreas de sombreamento (exercidas também por outros profissionais), busquem capacitação, até para estarem preparados para esse mercado competitivo.
SELO – O Selo foi criado por meio da Resolução CFBio Nº 352/2014 com o intuito de despertar o interesse para a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas no País, de forma que seus egressos estejam qualificados para atuar seguindo os princípios éticos e de excelência profissional.
Em 2017, 18 Cursos receberam o Selo CFBio de Qualidade, sendo oito de Bacharelado e dez de Licenciatura. Já na primeira edição, em 2015, onze Cursos de Ciências Biológicas foram agraciados com a honraria. Os Cursos receberam certificado e troféu, entregues em solenidade realizada pelo CFBio em Brasília.
Com informações da Comunicação do CFBio