Posicionamento Oficial do CRBio-08 sobre o vazamento de óleo na costa nordestina

 

O Conselho Regional de Biologia – 8ª Região ratifica sua preocupação com os efeitos ambientais e sociais do recente vazamento de óleo ocorrido na costa nordestina, cuja situação tem sido acompanhada por esta Autarquia Federal.

Neste momento, acreditamos que a soma de esforços que ora convergem da iniciativa privada, pública e do terceiro setor, incluindo a comunidade acadêmica, tem sido fundamental para a contenção e limpeza dos ecossistemas atingidos, assim como para identificar, monitorar e minimizar os impactos da dispersão do óleo.

O processo de contenção da dispersão de um contaminante desta natureza no ambiente marinho é complexo, devido ao seu caráter contínuo e a sua hidrodinâmica. Ainda mais complexa é a mensuração dos efeitos sobre a fauna e flora dos ecossistemas atingidos, que podem levar um longo período para serem identificados, considerando o processo de biomagnificação, que é o acúmulo progressivo de um contaminante através das cadeias alimentares.

Desta forma, é necessária a manutenção das ações atuais por um extenso período, evitando o agravamento da situação a médio e longo prazo, assim como a potencialização dos efeitos sobre os ecossistemas.

Neste cenário, a participação dos profissionais biólogos é de fundamental importância nos estudos de diagnóstico, monitoramento e de implantação de medidas de mitigação dos impactos nos ecossistemas atingidos, assim como seus desdobramentos socioambientais nas comunidades dependentes dos recursos naturais.

Buscando somar esforços aqueles já empreendidos, o Conselho Regional de Biologia – 8ª Região realizará fóruns em novembro, em Sergipe e Alagoas e em dezembro, na Bahia objetivando discutir a situação ambiental e social das comunidades dependentes dos recursos pesqueiros e extrativistas dos ecossistemas atingidos pelo óleo juntamente com as entidades públicas da administração direta e indireta e o terceiro setor.

A despeito das relevantes iniciativas das instituições públicas e privadas, e do terceiro setor em relação a problemática do vazamento de óleo, solicitamos às autoridades competentes celeridade na investigação e punição severa dos culpados por este acidente de gravíssimos efeitos ambientais na costa nordestina e seus ecossistemas associados, ainda de magnitudes não mensuradas.

 

Diretoria CRBio-08