A Conselheira do CRBio-08 Bióloga Alessandra Argolo (CRBio 27.687/08-D) representou o Conselho na Palestra de Abertura da Biosemana, ontem (25/11), à noite, em comemoração pelos 20 anos de implantação da Licenciatura em Ciências Biológicas no campus de Vitória da Conquista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb. O evento reuniu egressos, estudantes e professores que construíram a história do curso.
Alessandra Argolo destacou as múltiplas possibilidades de atuação do biólogo nas três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; e Biotecnologia e Produção. Para ela, a inserção dos profissionais ainda está muito concentrada na área Ambiental. “A gente ainda é muito tímido na área da Saúde. Podemos explorar mais esse mercado. Mais recentemente, tem a Biotecnologia, [na qual, é possível] trabalhar com a produção de fármacos, com biopolímeros, com foco na indústria”, apontou caminhos.
Educação e Ciência – Com mais de 430 profissionais formados entre os cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, no campus de Vitória da Conquista, a Uesb contribui fortemente com dois campos de atuação na área: a educação e a produção científica.
Segundo a professora Flávia Borges, uma das coordenadoras da Biosemana, é alto o índice de aprovação dos alunos formados na Uesb em programas de pós-graduação de referência no país, além da inserção em escolas públicas e privadas da região. “Formamos uma grande quantidade de alunos que vão atuar como profissionais na área de Educação e, também, temos uma alta aprovação de alunos que saem daqui e vão fazer parte de programas de mestrado e doutorado”, apontou.
A Biosemana continua até sexta-feira, 29/11, com uma programação diversa composta por minicursos, palestras, mesas temáticas, entre outras atividades, que podem ser conferidas no site do evento.
Fonte: Texto adaptado da Comunicação UESB