Nessa quarta-feira, 26/02, o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein em 24/02, o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, confirmando a infecção.

Informação para prevenção – A Bióloga Ana Paula Kataoka, Conselheira do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), entende ser necessária a constante divulgação de informações tanto para os profissionais de saúde quanto para a população em geral sobre o avanço do vírus. “Com as informações disponíveis até o momento, o que precisa ser feito é aumentar a vigilância, preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos, orientar os profissionais de saúde quanto as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas pelos serviços de assistência à saúde, realizar diagnóstico rápido dos casos suspeitos e isolar o paciente e seus contactantes durante o período de transmissão”, argumenta a Bióloga.

Atuação do Biólogo – Os Biólogos, por constituírem categoria profissional de saúde de nível superior, estão capacitados a atuar na vigilância em saúde epidemiológica, sanitária e ambiental, podendo contribuir para o controle da situação atual. “Várias são as oportunidades de atuação nesse campo, uma vez que o Biólogo possui uma ampla gama de conhecimentos multidisciplinares. Dependendo de sua formação e habilitação, o preparo do profissional é inquestionável”, defende Kataoka, para quem a educação continuada deve fazer parte de currículos de graduação e pós-graduação.

“Na vigilância, os Biólogos podem colaborar no diagnóstico das doenças, na educação e orientação da população, instruindo-a sobre formas de transmissão, sinais e sintomas e orientando medidas para prevenção e controle. Já na área da pesquisa, o Biólogo pode contribuir para a compreensão dos mecanismos das doenças, suas causas e efeitos além de desenvolver e aperfeiçoar métodos diagnósticos e tratamentos”, explica Kataoka, que é Bióloga da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Situação mundial – A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou boletim nesta quinta-feira, 27/02, informando que o Brasil e mais oito países informaram casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. As demais nações que tiveram casos de coronavírus foram Dinamarca, Estônia, Geórgia, Grécia, Noruega, Paquistão, Romênia e Macedônia do Norte.

Em todo mundo, foram confirmados 82.294 casos da doença, 1.185 nas últimas 24 horas. Deste total, 78.630 estão na China, dos quais 439 são novos, e 3.664 confirmações da doença em outros países, sendo 746 recentes.

O boletim da OMS também informa que, até agora, o Covid-19 causou a morte de 2.747 pessoas na China (29 entre quarta e quinta-feira) e de 57 pessoas em outros países (13 recentes). Fora da China, os países com o maior número de mortes por coronavírus são Coreia do Sul, com 13 (1.766 casos confirmados), Itália, com 12 (400 casos confirmados) e Irã, com 22 (141 casos confirmados).

 Fonte: Com informações da EBC e do CRBio-01

Leia também:
Novo Coronavírus: boletins das Secretarias da Saúde de Bahia, Alagoas e Sergipe
Primeiro caso de coronavírus no Brasil é confirmado. Saiba mais sobre a doença e como se prevenir
CFBio participa de reunião do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília
Covid-19 (novo coronavírus): o que é, como é transmitido e formas de prevenção