A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco da Tríplice Divisa (FPI) realizou, no dia 23 de novembro, a soltura de cerca de 400 pássaros silvestres no município de Delmiro Gouveia. Os animais haviam sido apreendidos em operações realizadas anteriormente.
De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), a soltura foi realizada nas primeiras horas da manhã, em uma unidade de conservação à margens do Rio São Francisco. Antes, porém, as aves passaram por uma triagem.
“Nós temos a missão de olhar animal por animal, já que a maioria deles é mantida numa gaiola sem as devidas condições veterinárias e de higiene, com fezes espalhadas e sem alimentação e água. Então, o trabalho é fazer a triagem, medicá-los e acompanhar a evolução de cada um deles, para que, na sequência, possam ser reintroduzidos na natureza”, explica a coordenadora da equipe, Ana Cecília Lopes.
A ação envolveu todos os órgãos da equipe Fauna da FPI, e durou aproximadamente duas horas. “É lindo de se ver esses pássaros ganhando liberdade. E mais bonito ainda é poder ouvi-los cantar. É um canto de alegria”, afirma o promotor de Justiça Alberto Fonseca, que participou da ação.
Fonte e imagem: G1