O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) do ICMBio lançou o Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil. A publicação ensina as principais diferenças físicas entre baleias, golfinhos e peixe-boi. No guia, o interessado encontrará os tipos de nadadeiras (dorsal, caudal, peitoral), as características da cabeça, o peso, as medidas, além de hábitos alimentares de cada espécie. A publicação ainda traz as principais ameaças às espécies e o mapa de distribuição dos mamíferos no Brasil.
O objetivo do guia é identificar os mamíferos aquáticos (cetáceos e sirênios) para leigos e amantes da natureza (turistas, pescadores, mergulhadores, salva-vidas e outros). Por este motivo, o leitor irá encontrar na publicação uma combinação de arte e do saber científico sintetizado em ilustrações acompanhadas de uma linguagem simples, técnica e direta. O guia também é destinado a unidades de conservação costeiras, marinhas e de águas interiores e às instituições que lidam com mamíferos aquáticos, em diversas situações. Nesse sentido, o CMA irá realizar capacitações quanto à utilização adequada do Guia, para atender ações previstas nos Planos de Ações Nacionais (PANs), coordenados pelo CMA.
A elaboração e consolidação do Guia recebeu apoio financeiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF Mar.
Fonte: Comunicação ICMBio