Através do Projeto Alagoas Mais Verde, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) fará a recuperação das matas ciliares do rio Piauí, em trecho situado no município de Coruripe. O levantamento foi feito em uma fazenda no povoado Prosperidade.
A área do replantio foi definida durante visita técnica, após solicitação do proprietário. “A comunidade se mostrou bastante interessada. Definimos o local e fizemos o diagnóstico e levantamento de quais espécies serão plantadas”, explicou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA.
Cerca de 500 metros serão recuperados com o plantio de mil mudas de espécies nativas. Ainda de acordo com Normande, a ideia é recuperar também a vegetação de nascentes da mesma região do rio.
Projeto
Incentivar ações que promovam a recuperação de áreas verdes, matas ciliares e nascentes, doar mudas, prestar orientação técnica e supervisionar os parceiros são alguns dos pilares do projeto Alagoas Mais Verde. “Outro objetivo é gerar conhecimento e consciência ambiental sobre a importância da recuperação e manutenção das espécies vegetais. Por isso convocamos escolas da rede pública de ensino para participar dos plantios e de palestras sobre meio ambiente”, disse Normande.
Segundo o gerente, a ideia é promover uma interação com a comunidade, alertando sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental. “Os moradores se envolvem e as crianças têm uma participação significativa. Queremos que os jovens sejam agentes multiplicadores e adotem o projeto”, afirmou o gerente.
O IMA lançou, em julho deste ano, um hotsite (ima.al.gov.br/alagoasmaisverde) com mapa interativo informando a quantidade de árvores já plantadas em cada município e detalhes sobre as espécies usadas nos plantios do projeto Alagoas Mais Verde.
Fonte: IMA | Elayne Pontual
Imagem: IMA