Termina nesta sexta-feira, 25 de setembro, às 16h, o prazo para inscrição no Curso DNA, Genética de Populações e Biodiversidade: Aplicações Forenses e Perspectivas, que acontece na próxima semana, dias 28, 29 e 30 de setembro, das 9h às 17h, no Auditório da FTC em Salvador. No primeiro dia do evento, será possível inscrição presencial para as pessoas que tenham feito depósito para a conta do CRBio 08.
Os interessados devem preencher esta ficha, realizar o depósito do valor de inscrição na conta do CRBio 08 e enviar o comprovante, junto com a ficha, para o e-mail inscricaocurso@crbio8.gov.br.
Conta para depósito – Conselho Regional de Biologia 8ª Região
Banco do Brasil
Agência: 2967 – X
Conta Corrente: 20349 – 1
Investimento – R$160 para biólogos registrados e em situação regular com o CRBio 08;
R$200 para estudantes e demais profissionais.
Programação – Campo da Biologia em plena ascensão, a genética desperta interesses no mercado de trabalho e em pesquisas por suas diversas aplicações. Com o advento de avançadas técnicas de análise e mapeamento de DNA, esta área tem sido primordial para recentes descobertas da ciência e para novas técnicas de trabalho, inclusive em investigações policiais e em julgamentos.
Através do curso promovido pelo CRBio 08, os profissionais de Ciências Biológicas e áreas correlatas terão acesso a informações sobre Genética de Populações, Polimorfismo do DNA, Genética Forense, Identificação de indivíduos por DNA, Perícias criminais através de marcadores do DNA, Aplicações da análise por DNA em crimes ambientais, entre outros.
Para saber mais informações sobre os assuntos que serão abordados, acesse o conteúdo programático. Serão concedidos certificados de 30h, sendo 24h de aula e 6h de atividades extraclasse, para os participantes que estiverem presentes nos três dias.
Convidados – No primeiro dia, a professora doutora Leonor Gusmão vai tratar de temas relacionados a Genética de Populações. Com doutorado em Biologia pela Universidade do Porto, em Portugal, Leonor Gusmão atua como professora da UERJ e é membro do Comitê Executivo da ISFG (Sociedade Internacional de Genética Forense).
Os assuntos do segundo dia – como Genética Forense, Perícias de Paternidade e outros – serão abordados pela professora doutora Dayse Aparecida da Silva e pelo professor doutor Elizeu Fagundes de Carvalho. Dayse é doutora em Biociências Nucleares pela UERJ e professora da mesma instituição. Ela recebeu o prêmio Pursuit of Excellence in DNA Profiling (PBSO Police Department, Flórida, Estados Unidos) e o título de especialista em Genética Forense pelo CRBio 02. O professor Elizeu Fagundes é pesquisador associado e pós-doutor pelaWashington University in Saint Louis, Estados Unidos. Na UERJ, ele atua como professor e coordenador-geral do Laboratório de Diagnósticos por DNA.
Para tratar de Identificação Molecular de espécies, Aplicações da análise por DNA em crimes ambientais, entre outros temas sobre Biologia Molecular e Biodiversidade, o convidado é o professor doutor César Amaral. Ele é pós-doutor em Genética e doutor em Biociências Nucleares, os dois títulos pela UERJ. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade do Porto, em Portugal.