O Conselho Federal de Biologia (CFBio) realizou nesta quinta-feira (09/12), o treinamento de fiscais e de agentes fiscais para adoção, já no ano de 2022, das práticas definidas pelo novo Manual de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (MOFEP) do Sistema CFBio/CRBios. A atividade acontece de maneira híbrida, tanto por meio de videoconferência quanto de forma presencial na sede Conselho Federal de Biologia, em Brasília.
O Manual de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional tem por objetivo nortear a fiscalização feita pelo Sistema CFBio/CRBios, estabelecendo uniformidade para as atividades exercidas por fiscais e agentes fiscais, bem como pelas Comissões de Orientação e Fiscalização Profissional (COFEPs).
Durante a abertura do evento, a presidente do CFBio, Maria Eduarda de Larrazábal, deu boas vindas aos participantes e comemorou os avanços alcançados pelo Sistema CFBio/CRBios nos últimos anos, como é o caso da revisão do MOFEP, que carecia de atualização e aprimoramento. A Conselheira Tesoureira do CFBio, Alcione Ribeiro de Azevedo, também cumprimentou os fiscais, os agentes fiscais e os presidentes dos CRBios presentes, desejando um evento proveitoso a todos.
Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) para Revisão do MOFEP, o presidente do CRBio-08, César Roberto Góes Carqueja, agradeceu a confiança e reforçou a importância desse treinamento e do diálogo com fiscais e agentes fiscais, que sabem como funciona, na prática, a execução das atividades de fiscalização e orientação profissional.