Foto: Júlio Vitor Alves

Foto: Júlio Vitor Alves

Cerca de 90 pessoas se reuniram em Brasília para do Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, que aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro. Durante o evento, foi realizada a solenidade de entrega do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas – Edição 2015. No total, 11 cursos foram agraciados com o Selo, recebendo troféu e certificado do CFBio. César Roberto Góes Carqueija, presidente do CRBio 08, esteve presente nos dois dias do evento, representando a 8ª Região.

O Fórum teve início com a conferência do professor e membro do Conselho Nacional de Educação Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás. O professor abordou as diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.

No segundo dia, a programação foi intensa. No período da manhã, a mesa redonda teve como tema “Graduação em Ciências Biológicas: Formação do Biólogo”, com mediação da Conselheira do CFBio Fátima Cristina Inácio de Araújo e participação da bióloga Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira, coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP) do CRBio-01.Também participaram da mesa a coordenadora do Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Vila Velha, bióloga Zilma Maria Almeida Cruz, e o coordenador de Licenciatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, biólogo Adriano Monteiro de Castro.

Além da legislação federal e das resoluções provenientes dos Conselhos reguladores, foi discutida a importância de orientar os estudantes sobre a profissão no Brasil. “Ainda vemos muitas dúvidas básicas. Por exemplo, a lei é clara: uma vez registrado no Conselho, o graduado passa a ser Biólogo, independentemente de ter concluído Licenciatura ou Bacharelado”, reforçou a conselheira Fátima de Araújo.

Componentes curriculares – No período da tarde, o tema da mesa redonda foi “Legislação Profissional e os Componentes Curriculares das Ciências Biológicas”. A mediação coube à Conselheira do CFBio bióloga Vera Callegaro, com participação do coordenador da CFAP do CRBio-05, biólogo José Roberto Feitosa Silva, além da bióloga Teresa Cornélio, da Universidade de Pernambuco, e da coordenadora da Comissão CFBio de Cursos, bióloga Sandra Botelho Trufem.

Em sua fala, o biólogo José Roberto Feitosa Silva resgatou os primórdios da Biologia, que teve seu início como História Natural e, posteriormente, com a criação da lei de regulamentação da profissão no Brasil, passou a ser Ciências Biológicas. Já a bióloga Teresa Cornélio discorreu sobre a organização curricular dos cursos de Ciências Biológicas e de atividades complementares.

A bióloga Sandra Trufem detalhou os procedimentos sobre a avaliação que culminou na seleção dos cursos agraciados. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados, que reiteraram que temos cursos de excelência em Ciências Biológicas distribuídos por todas as regiões do país”.

O coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, Miguel Angelo Andrade, elogiou a realização do Fórum. “Foi a parte mais rica do evento, onde os coordenadores puderam trocar experiências, compartilhar boas práticas e discutir desafios”, afirmou.

Em pronunciamento de encerramento do evento, o presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união dos biólogos em prol do fortalecimento da profissão. “Na minha avaliação, foi muito boa esta edição do Fórum de 2015”, concluiu.

Fonte: Imprensa CFBio