O Conselho Federal de Biologia – CFBio está de sede nova. A inauguração do novo espaço aconteceu na quinta-feira, 22 de outubro, em Brasília, na 300ª Sessão Plenária Ordinária. Em um ato simbólico, o presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, desenlaçou a fita inaugural na entrada da nova sede, situada no Setor Bancário Sul, no centro da capital do País.
O CFBio está instalado há 31 anos no Setor de Rádio e TV Norte de Brasília. Com a mudança, o Conselho disporá de um andar inteiro para desempenhar suas atividades, possibilitando que departamentos, comissões e diretorias tenham espaço reservado e confortável.
Em seu discurso, Tadei comemorou a conquista dos Biólogos com a aquisição da nova sede: “Este é um marco da ascensão da profissão e do Conselho Federal de Biologia”. O presidente resgatou a trajetória do CFBio desde sua criação e explicou que o espaço “já estava insuficiente para acomodar a contento a administração do Conselho”.
Segundo o presidente, “a nova sede poderá dar condições de trabalho dignas a esse grupo de Biólogos que, sem qualquer remuneração extra, deixa suas famílias e os seus locais de trabalho para se dedicar a uma causa: o reconhecimento da profissão do Biólogo no País”.
A inauguração contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre as quais estavam os conselheiros federais atuais e os conselheiros eleitos, presidentes de Conselhos Regionais de Biologia e assessores do CFBio. O Conselho Regional da 8ª Região foi representado por seu presidente, o biólogo César Roberto Góes Carqueija.
Durante o evento, o presidente convidou a secretária-executiva, Gilda Kessler Salatino, para descerrar uma placa em homenagem aos primeiros conselheiros do CFBio, pioneiros na luta pela regulamentação da profissão do Biólogo no Brasil. Enquanto isso, Tadei descortinou uma placa com os nomes da atual diretoria e dos conselheiros federais, que se empenharam na compra da nova sede.
Foi descerrada ainda uma placa em homenagem à Dra. Noemy Yamaguishi Tomita, ícone na batalha pela emancipação profissional do Biólogo. Como presidente da Associação Paulista de Biólogos, Tomita desencadeou o movimento pela criação da profissão no Brasil, o que desembocou na aprovação da lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979. Ela foi presidente do CRBio-01 e do Conselho Federal de Biologia.
Funcionária do CFBio há 24 anos, a secretária-executiva Gilda Kessler Salatino também foi homenageada. Durante a cerimônia, foi instalada a placa “Espaço Administrativo Gilda Kessler Salativo”, em agradecimento por sua grande contribuição aos Biólogos e ao Conselho ao longo dos últimos anos.
Fonte: Imprensa do CFBio