O Conselho Regional de Biologia 8ª Região – CRBio-08 apoia e adere à campanha do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. Ao longo do mês, divulgaremos o material produzido pelo Conselho e pelo Grupo Vontade de Viver, organização da sociedade civil (OSC) baiana que tem como missão contribuir para a redução das hepatites virais no estado, por meio de ações de prevenção, de estímulo à detecção e acompanhamento dos infectados.
A campanha do Grupo Vontade de Viver reforça os três pilares da luta:
01)Prevenção pelo uso de camisinha; não compartilhamento de lâminas, material de manicure, escova de dentes e materiais cortantes. Além disso, todos devem cobrar materiais descartáveis ou esterilizados em procedimentos médicos, odontológicos e na realização de piercings e tatuagens.
02)Fazer o teste para as hepatites B e C, que é gratuito e está disponível nos Serviços de Assistência Especializada (SAEs) ou nas Unidades Básica de Saúde (UBS). Em caso de teste positivo, a pessoa pode procurar um Serviço de Saúde e o apoio do Grupo Vontade de Viver.
03)Vacinação para a hepatite B, que está disponível em mais de 60 mil postos de saúde de todo o país e é aplicada em três doses. Não existe vacina para a hepatite C, mas o tratamento é disponibilizado pelo SUS índice de cura de mais de 95%.
Fonte: Grupo Vontade de Viver.