No dia 14 de julho de 2022, ocorreu a solenidade de posse dos primeiros conselheiros eleitos para o Conselho Regional de Biologia da 9ª Região – Santa Catarina. A cerimônia aconteceu em Florianópolis/SC e contou com a participação da Diretoria do Conselho Federal de Biologia (CFBio), da Diretoria do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região (Rio Grande do Sul), da Conselheira Federal Beloni Terezinha Pauli Marterer, do Biólogo Jairo Luis Candido, coordenador da comissão eleitoral, e dos presidentes do CRBio-02, CRBio-04, CRBio-07 e CRBio-08, além de funcionários do CFBio, CRBio-03 e CRBio-09, familiares dos conselheiros eleitos e membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN/SC).
A criação do CRBio-09 foi aprovada pelo CFBio no final de 2021 e terá jurisdição exclusiva no Estado de Santa Catarina. A região Sul, assim, se torna a única do Brasil com um CRBio por estado, como já ocorre com outras profissões, trazendo maior representatividade para Biólogos, bem como a melhoria das atividades de fiscalização profissional e defesa da sociedade
A cerimônia de posse contou com as falas da Presidente do CFBio, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal da Silva, do Vice-presidente do CFBio, Eliézer José Marques, da Conselheira Federal Beloni Terezinha Pauli Marterer, do Presidente do CRBio-07, Vinícius Abilhoa, da Presidente do CRBio-03, Clarice Luz, do representante do CREA-SC, Engenheiro de Minas Jurandir José da Silva e também do Presidente do CRBio-09, Dr. João de Deus Medeiros.
“Foi com grande satisfação que recebemos a notícia da aprovação da criação do CRBio-09. É certo que há muito ansiávamos por essa medida, notadamente frente a preocupação de termos a eficácia do trabalho de fiscalização da atuação profissional comprometida, uma vez que nos últimos anos houve, felizmente, acréscimo de profissionais Biólogos atuando no estado de Santa Catarina”, afirmou o Presidente do CRBio-09. Para ele, “uma maior presença Conselho não apenas atende ao princípio da eficácia, do qual a administração pública não pode se afastar, mas também, ao garantir à população um serviço dos nossos profissionais dentro de parâmetros técnicos e éticos de qualidade, valoriza o papel do profissional Biólogo, consolidando sua importância e reconhecimento social”.
*Com informações do CFBio e CRBio-03