Procurando aperfeiçoar o trabalho de preservação ambiental, o setor de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) conta agora com uma equipe de emergências ambientais que funciona em parceria com o setor de emergência ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O quadro faz parte de um plano para prevenir qualquer possível dano ambiental de grandes dimensões. “Essas ações de monitoramento e fiscalização em áreas com potencial de risco irão evitar tragédias ambientais, como ocorreu em Mariana (MG)”, disse Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, lembrando o rompimento das barragens de rejeitos de minérios pertencente à mineradora Samarco, em novembro de 2015.
Os órgãos deram início à parceria com o levantamento de informações e monitoramento de barragens em alguns rios de Alagoas. A atividade é baseada no que institui a Lei 12334 de 20 de setembro de 2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragem.
Ferrari afirmou que a equipe está verificando as estruturas das barragens e se há o licenciamento adequado para evitar possíveis acidentes ambientais. “Alagoas tem várias barragens que podem estar com a estrutura comprometida e, em caso de rompimento, podem atingir cidades e povoados. A equipe fará o levantamento das informações e, se for o caso, autuará os responsáveis”.
Fonte: IMA | Klaus Roger