Cerca de 20 professores e coordenadores de cursos de Ciências Biológicas da Bahia estiveram presentes no Encontro do CRBio-08 | Edição Bahia, que aconteceu na sexta-feira, 12 de maio, em Salvador. O propósito principal do evento foi discutir, em conjunto, as características das matrizes curriculares adaptadas aos novos desafios da profissão de Biólogo. Além deste assunto, também foram abordados a identidade profissional, as expectativas dos ingressantes nos cursos e o perfil de formação.

O Encontro foi iniciado com uma apresentação do presidente do CRBio-08, o Biólogo César Carqueija (CRBio 27.013/08-D), sobre os desafios e a atuação do Conselho. Em seguida, o secretário da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), o Biólogo Lisovaldo Paixão (CRBio 19.672/08-D), falou sobre a Resolução CFBio nº 300/2012. Um amplo e produtivo debate foi estabelecido pelos participantes, que buscaram entender melhor os detalhes das mudanças trazidas pela Resolução, informações sobre como orientar os egressos na Complementação de Carga Horária, os motivos de algumas normas da Resolução, bem como outras questões relacionadas a formação e atuação profissional.

Aproximação com o Conselho – Ao longo do Encontro, professores comentaram sobre a importância da discussão conjunta de Conselho e Instituições de Ensino Superior (IES). “Acho que precisamos repetir isso com uma certa frequência, porque, nessas oportunidades, conseguimos mapear as nossas dificuldades no coletivo e pensar em soluções no conjunto também”, comentou a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Unijorge, a Bióloga Camila Pigozzo (CRBio 36.260/08-D).

A professora Miríades Augusto da Silva, do Colegiado do curso de Ciências Biológicas da UESC, também tratou do assunto. “O primeiro ponto que eu acho de extrema relevância é esse estreitamento da relação entre as Instituições de Ensino Superior e o Conselho Regional de Biologia. Isso é muito importante, em razão da essencialidade dos papeis das IES e do Conselho, bem como para permitir esclarecimentos sobre o campo de atuação do Biólogo e sobre legislação”, resumiu.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas da UCSal, o Biólogo Juan Carlos Rossi (CRBio 77.728/08-D), falou que as IES e o Conselho devem caminhar paralelamente, a fim de permitir uma cooperação mútua. “É muito proveitoso esse relacionamento com as IES. Não tem como andar em dicotomia”, finalizou.

Mais fortalecidos – Ao longo das discussões sobre as matrizes curriculares – que incluiu um exercício prático de análise de disciplinas ofertadas pelas instituições -, os participantes foram expressando o consenso de que a profissão tem ganhos importantes com o debate amplo sobre as matrizes curriculares, de forma a possibilitar a formação de licenciados e de bacharéis aptos a escolher seja pela atuação em pesquisa, seja pela atividade no mercado.

“Eu vejo que, se conseguirmos fortalecer nossa forma de fornecer o curso para os alunos, conseguiremos fortalecer a profissão como um todo. Então, esse tipo de ação do Conselho é fundamental para que a gente consiga repensar nossas graduações e fortalecer a classe como um todo”, resumiu a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Unijorge, a Bióloga Camila Pigozzo (CRBio 36.260/08-D)

Participação – O CRBio-08 esteve representado pelo presidente, o Biólogo César Carqueija (CRBio 27.013/08-D); pelo Conselheiro e Biólogo Lisovaldo Paixão (CRBio 19.672/08-D); pela Conselheira e Bióloga Alessandra Argôlo (CRBio 27.687/08-D); e pelo Conselheiro Tesoureiro Felipe Paganelly (CRBio 67.996/08-D).

Das Instituições de Ensino Superior, estiveram presentes representantes da Faculdade Dom Luiz de Orleans, Faculdade D. Pedro II, FTC, IF Baiano, UCSal, UEFS, UESB, UESC, UFBA, Uneb, Unijorge e Unime.

Encontro com Coordenadores – Esta é o segundo evento de Encontro com Coordenadores promovido pelo CRBio-08, desde a criação da nova regional, com o intuito de debater a Resolução CFBio nº 300/2012. O primeiro Encontro aconteceu em Aracaju, com coordenadores de cursos de Sergipe, em setembro de 2016. Leia aqui.