O CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA – CFBIO conclama os Biólogos a participarem de Consulta Pública para o projeto de decreto que regulamentará a Lei 13.123/2015, conhecida como LEI DA BIODIVERSIDADE. Qualquer pessoa pode participar e encaminhar sugestões ATÉ O DIA 2 DE MAIO por meio do portal Participa ou via correio eletrônico: patrimoniogenetico@presidencia.gov.br.

Essa lei dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade, atingindo TODA e QUALQUER pesquisa científica realizada com a biodiversidade brasileira, independentemente de envolver ou não estudos genéticos.

A matéria trata também de pesquisas com dados compilados e sequências já publicadas, assim como do incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico a partir de nossa biodiversidade e da proteção ao conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético do País.

O projeto de decreto está em consulta pública desde a última quinta-feira (07). O texto está disponível no site do Palácio do Planalto.

Quando terminar o prazo aberto para consulta pública, as
contribuições serão sistematizadas e ajudarão a aperfeiçoar a proposta de decreto. Depois, a versão final deverá ser assinada pela Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União.

Fonte: CFBio