Desde o início da pandemia da COVID-19, o CRBio-08 manteve-se informado sobre o avanço da doença e com disponibilidade para reestruturar-se de acordo com as novas demandas da situação de crise. Ao mesmo tempo, tornou-se objetivo central da gestão o pleno cuidado com a saúde de seu corpo técnico-administrativo, de conselheiros e dos profissionais, principalmente os que demandavam atendimento presencial.

Assim que surgiram os primeiros casos no estado da Bahia, foram tomados cuidados para que os atendimentos passassem a ser remotos, sem perder a qualidade no trato individualizado de cada situação. A equipe recebeu equipamentos e estrutura para iniciar o trabalho em esquema de home office e foi acompanhada constantemente pelas instâncias resolutivas do CRBio-08, a fim de assegurar agilidade nas decisões para situações completamente novas que chegavam ao Conselho.

Ao longo desses meses de adaptação, inclusive com reestruturação de procedimentos – a exemplo da permissão de entrega de documentos por meio digital, vários processos internos foram revistos e os colaboradores do Conselho foram se ajustando a uma realidade ainda desconhecida e em construção. Em todo momento, a equipe manteve-se bastante otimista e voltada para atingir o objetivo primordial do CRBio-08: fortalecer a profissão de Biólogo na jurisdição de Bahia, Alagoas e Sergipe.

Como forma de reconhecimento ao trabalho que tem sido empreendido e para reforçar a confiança de que tempos melhores estão por vir, apresentamos a equipe que está à frente de atendimentos e atividades administrativas do CRBio-08. Cada um deles deixou sua mensagem para este momento:

 

O processo de amadurecimento exige a capacidade de assumir a responsabilidade por nossas escolhas. Precisamos aceitar que sempre fazemos escolhas boas ou ruins, que podem ou não dar certo. Devemos sempre reconhecer nossa parcela de culpa, mudando nossa mentalidade, transformando nossas obrigações em lazer.


Adriana Moreira, Tesouraria

 

Entenda os seus medos nesse momento de pandemia e siga em frente, não desista, o momento é difícil, mas sempre haverá uma luz no fim do túnel. Nós do CRBio-08 estaremos aqui para lhe ajudar no que for preciso. A crise vai passar, não deixe que essa situação momentânea sufoque seus sonhos.


Carlos Alberto do Nascimento, Contabilidade.

 

Não há rio cheio que não baixe e tempestade que não passe, pois, pela lei natural das coisas, o tempo renova tudo e todos. É momento de se reinventar e se adaptar as mudanças.


Elisabete Conceição, Secretaria. 

 

Para toda mudança imposta, uma esperança mantida. Acreditar que dias nublados possam, no fim, ensolarar e que, apesar da tempestade, possamos enfim ser luz.

Lucas do Carmo, Fiscalização

 

A história tende à repetição, quando não mudamos nossas ações, nos chamando para a responsabilidade dos nossos atos e as suas consequências para o meio. Enquanto Bióloga, acredito que, além de pensar e agir coletivamente, honrar e fazer valer o nosso juramento já é um grande passo em busca de um mundo menos cruel e mais habitável para todos. Repensar criticamente os atos e o que eles acarretam para o mundo já é uma boa forma de começar.

Marianna Ferreira, Fiscalização.

 

A vida é um constante recomeço. É diante das dificuldades que os heróis se revelam. A experiência vivenciada nesse período de pandemia nos fez ver o que é mais importante na vida, o que de fato vale a pena. E não poderíamos eleger a tal honroso posto outra coisa senão ela mesma, a vida, pura e simplesmente, de nada importando em que estágio se encontre – começo, meio ou, infelizmente, fim. Enquanto ela existir, será em prol dela que iremos nos empenhar, será por ela que iremos zelar e revelar, mesmo debaixo da mais severa ameaça, o herói escondido dentro de cada um de nós.

Rafael de Oliveira, Tesouraria.