O Conselho Regional de Biologia – 8ª Região vem a público destacar a atuação de Biólogos na área de saúde, em especial neste momento crítico de pandemia. Os conhecimentos específicos da profissão são de grande valia para este enfrentamento, sobretudo quando há complementação especializada da formação, como é o caso do Diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom, graduado em Biologia, que desenvolveu sua carreira maioritariamente em Gestão de Saúde Pública e em Imunologia.

Ele foi eleito para um mandato de 5 anos como Diretor da OMS, em votação de dois turnos, em maio de 2017, na primeira vez em que seis candidatos disputavam o cargo. Na época, Adhanom era Conselheiro Especial do Primeiro Ministro da Etiópia e já tinha mais de 30 anos de experiência de liderança em saúde, política e diplomacia, durante a qual foi Ministro das Relações Exteriores e Ministro de Saúde da Etiópia.

Ao contrário do que foi dito publicamente pelo Presidente da República sobre “não ter cabimento” que o senhor Adhanom não seja médico, o CRBio-08 vem destacar a importância da composição multidisciplinar das equipes de Saúde, especialmente na frente de combate ao Sars-Cov-2. O primeiro grande passo neste enfrentamento foi possível, inclusive, graças ao trabalho de profissionais de diversas áreas, incluindo os Biólogos, na identificação da estrutura viral do Sars-Cov-2 com todas as suas variações genéticas. Uma etapa primordial para o estabelecimento de medidas profiláticas, de tratamento e de políticas públicas de saúde para enfrentamento da pandemia da COVID-19.