O I Simpósio Norte/Nordeste de Biólogos reuniu nos dias 24 e 25 de agosto profissionais e estudantes da área de Biologia para discutirem sobre a área de controle de vetores e pragas. O evento foi promovido em conjunto pelo CRBio-05, CRBio-06 e CRBio-08 e realizado de forma presencial no Centro de Convenções de Olinda (PE), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do CRBio-05.

Durante a abertura do Simpósio, ocorrida na quinta-feira, 24, a Presidente do Conselho Federal de Biologia, Maria Eduarda de Larrazábal, ressaltou a importância dos biólogos estarem reunidos para debater uma área tão importante para a profissão e em ascensão. “Esse evento é extremamente importante tanto para a formação quanto para a troca de vivências entre os profissionais de controle de vetores e pragas. Estamos trabalhando como um Sistema, e assim sempre almejamos trabalhar. Integrando as nossas regiões, e em se tratando de Norte/Nordeste, nada mais justo do que todos os regionais dessa jurisdição estarem juntos, fortalecendo o nosso trabalho”, ressaltou.

Juntamente com Maria Eduarda de Larrazábal, participaram do evento João Luiz Xavier do Nascimento, Presidente do CRBio-05, Andréa Cristina Santos, vice-presidente do CRBio-06, e César Roberto Góes Carqueija, Presidente do CRBio-08. Biólogos. “É muito bom contribuir com o conhecimento do outro. E esse evento traz a importância do profissional biólogo que atua numa área em crescimento, e mostra que é possível também atuar como empreendedor e obter sucesso. Temas que nem sempre se discute”, lembrou Andréa.

João Luiz Xavier, Presidente do CRBio-05, expressou sua satisfação em participar de um evento que promoveu uma troca tão enriquecedora de conhecimentos e experiências entre os participantes. “Nossas áreas de atuação estão em constante evolução, e é incrível poder contribuir para o conhecimento mútuo. Este evento ressalta a importância dos profissionais biólogos em um campo em crescimento contínuo. Além disso, abriu espaço para discutir aspectos muitas vezes negligenciados, como a possibilidade de atuar como empreendedor e alcançar sucesso nesse contexto”, relembrou.

O Presidente do CRBio-08, César Carqueija, também compartilhou sua visão sobre como eventos como esse são essenciais para aprimorar o entendimento da profissão e para construir redes sólidas de colaboração entre os profissionais. Ele destacou a importância de se manter atualizado no cenário em constante mudança da Biologia, incentivando outros profissionais e estudantes a continuarem explorando novas perspectivas e oportunidades nas diferentes áreas de atuação.

O Simpósio reuniu Biólogos renomados e com grandes serviços prestados da área no Norte e Nordeste.  Foram abordados temas como a interpretação da Resolução CFBio Nº 627/2022, que dispõe sobre a atuação do Biólogo no Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas; Empreendedorismo no Controle de Vetores e Pragas; Controle de vetores e pragas na construção civil; Fatores que contribuem para a alta incidência de cupins nas grandes Regiões Metropolitanas.