Um grupo de mil cidades de todo o mundo, das quais oito são brasileiras, incluindo Salvador-Bahia, se comprometeram em reduzir pela metade a emissão de carbono até 2030. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 02/11, na COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Glasgow, na Escócia.

Ao todo, as mil cidades representam mais de 722 milhões de pessoas. Além da capital baiana, outros sete municípios brasileiros assinaram o acordo: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e outras três cidades que ainda não foram anunciadas.

Mark Watts, diretor-executivo da C40, grupo de grandes cidades mundiais empenhado em debater e combater as mudanças climáticas, foi o responsável por divulgar a entrada de mais cidades na cooperação internacional.
O prefeito de Salvador Bruno Reis, que está na Escócia, apresentou ações realizadas na cidade, nos últimos anos, referentes à preservação do meio ambiente e combate aos efeitos das mudanças climáticas.

O acordo foi referendado pelo grupo dentro da campanha Race to Zero da ONU, que reúne atores não-estatais de todo o mundo comprometidos com uma recuperação econômica verde, resiliente e sem carbono e em alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Segundo o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a cidade vai precisar de investimentos para o cumprimento do acordo. “Estamos aqui fazendo ainda uma articulação, com o objetivo de buscar recursos para que, em 2049, quando a cidade completar 500 anos, consiga zerar a emissão de carbono. Salvador está preocupada com o presente, mas enxergando lá na frente para ter um futuro melhor”, disse Bruno Reis, em Glasgow.