A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) recebeu na manhã do dia 15/02 a visita do deputado estadual Zé Neto, e de representantes da associação de moradores da comunidade de Lagoa Salgada, distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. Na ocasião foi discutida a necessidade da elaboração de um estudo de viabilidade para revitalização do local.

Durante o encontro, foram debatidos ainda diversos aspectos ambientais e técnicos da Lagoa, bem como, sua importância para a bacia do rio Subaé. “Além do seu potencial social, cultural e turístico, o local que irá contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento de Feira de Santana”, afirmou Zé Neto.

Para o titular da Sema, Eugênio Spengler, a preocupação com a degradação ambiental da Lagoa Salgada é justa e procedente, sendo necessário um alinhamento com o Inema e Conder para a realização de um projeto de restauração no local. “Vamos fazer uma analise de recursos hídricos e ambientais na região para decidir quais ações serão tomadas no local”, destacou.

Segundo o o coordenador do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Feira de Santana (Inema), Messias Gonzaga, a região vem sofrendo com problemas de esgotamento sanitário, entulhos, redução da lâmina d água, olarias (local destinado à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria-prima), diminuição da dimensão da área de proteção permanente (APP), além de depressões que provocam o rebaixamento do lençol freático.

Fonte: Ascom/Sema
Imagem: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia